SAF LANÇA CANDIDATURA PARA CONTRATAÇÃO DE ASSISTENTE DE GESTÃO INTEGRADA DA PAISAGEM PARA ATUAR NO PAGES

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), lançaram a candidatura para a contratação de um(a) Assistente de Gestão Integrada da Paisagem, no âmbito do fortalecimento das capacidades, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa visa fortalecer a capacidade técnica e operacional do Projeto, especialmente na execução das atividades previstas no Componente 1 – Gestão Integrada da Paisagem.

A vaga está publicada no site do PNUD, com inscrições abertas até 25 de julho de 2025. O cargo tem duração de seis meses, com atuação presencial em São Luís, na SAF, sob regime de Acordo Nacional de Serviço de Pessoal (NPSA-4).

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, destacou que a contratação reforça o compromisso do PAGES com o fortalecimento da agricultura familiar. “Estamos contratando profissionais capacitados para atuarem com mais eficiência e transparência.”

A contratação visa contribuir para a promoção da gestão integrada e sustentável dos territórios rurais da Amazônia maranhense, apoiando ações voltadas à conservação das florestas, restauração de áreas degradadas e fortalecimento de meios de vida sustentáveis para comunidades em situação de vulnerabilidade. O profissional atuará em articulação com a coordenação geral do PAGES, Escritório do PNUD em Teresina, SAF e outras instituições parceiras do Projeto.

A pessoa contratada apoiará a implementação do Plano Operativo Anual (POA), coordenará tecnicamente ações de campo, promovendo articulação institucional e contribuindo com a sistematização de resultados e aprendizados. A atuação também envolve apoio direto às associações de beneficiários, com foco na agroecologia, segurança alimentar, inclusão produtiva e resiliência climática.

“Essa contratação é estratégica para avançarmos na implementação das ações do Componente 1 do Projeto, que trata da gestão integrada da paisagem, da floresta e da vida das famílias da Amazônia maranhense. Buscamos uma pessoa comprometida, com sensibilidade para o trabalho com comunidades tradicionais e com capacidade técnica para garantir a qualidade das ações em campo”, afirmou a coordenadora geral do PAGES, Mariana Nóbrega.

A contratação integra o esforço conjunto entre o Governo do Estado do Maranhão, FIDA e o PNUD para garantir a boa execução do PAGES, projeto estruturado em quatro componentes que atuam no combate à pobreza rural, promoção da sustentabilidade ambiental e na inclusão produtiva das comunidades amazônicas maranhenses.

Com orçamento total de US$ 37 milhões e vigência até 2028, o PAGES tem como meta beneficiar 64 mil pessoas e contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa, a ampliação da segurança alimentar e o fortalecimento da governança sobre o uso da terra e dos recursos naturais na região.

A candidatura está disponível no site do PNUD  https://estm.fa.em2.oraclecloud.com/hcmUI/CandidateExperience/en/sites/CX_1/job/27794  (Identificação 27794)