SAF PROMOVE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA CLPI NA TERRA INDÍGENA ARABIÓIA NA REGIÃO DO PAGES

Por: Alessandro Silva

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), realizam nesta quinta-feira (30) a reunião preparatória para a Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI) do Projeto junto à Terra Indígena Araribóia. O encontro reunirá cerca de 30 lideranças indígenas, representando aproximadamente 10 regiões do território, em um espaço de diálogo e construção coletiva. O encontro será realizado das 8h às 17h30, no auditório Pe. Francisco do Centro de Treinamento Anajás, no município de Imperatriz, e contará com a participação de lideranças indígenas da TI Araribóia.

“Este encontro é um passo importante no compromisso do Governo do Maranhão com o diálogo e o respeito aos povos indígenas. A SAF está ao lado das comunidades, apoiando esse processo para que o Projeto PAGES seja construído de forma participativa, transparente e alinhada às reais necessidades dos territórios. Nosso objetivo é fortalecer parcerias e garantir que as ações tenham resultados concretos e duradouros para as populações indígenas e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia maranhense”, disse o secretário da SAF, Bira do Pindaré.

O objetivo do encontro é criar um espaço horizontal, respeitoso e participativo, para que as lideranças indígenas expressem suas dúvidas, expectativas e contribuições em relação ao PAGES e ao processo de CLPI. A iniciativa busca garantir e valorizar a voz dos povos indígenas, promovendo um diálogo transparente e alinhado à Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Participam também representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA) e de organizações indigenistas parceiras, como o Instituto Tukàn, a Comissão de Caciques e Lideranças Timbira da Terra Indígena Araribóia (COCALITIA), o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a Associação das Mulheres Indígenas da Araribóia (AMIMA), o Instituto MAKARAPY, o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e a União dos Agricultores Indígenas do Maranhão (UAIMA).

“É uma alegria que iniciaremos este diálogo com as lideranças da Terra Indígena Araribóia. O PAGES chega com o compromisso de ouvir, aprender e construir junto.

Esta reunião é um primeiro passo no processo de Consulta Livre, Prévia e Informada, que queremos realizar com total respeito aos direitos e aos tempos dos povos indígenas.

Agradeço o apoio das organizações parceiras e, especialmente, das lideranças.
Nosso objetivo é seguir juntos, com escuta, transparência e parceria verdadeira”, lembra a Coordenadora Geral do PAGES, Mariana Nóbrega.

Serviço:

O que: Reunião preparatória para a Consulta Livre, Prévia e Informada – PAGES
Quando: 30 de outubro de 2025 (quinta-feira), das 8h às 17h30
Onde: Auditório Pe. Francisco, Centro de Treinamento Anajás, Imperatriz/MA