SAF apresentará o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages) na COP30, em Belém

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), estará presente na 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), realizada em Belém (PA). O encontro anual reúne chefes de Estado de todo o mundo, além de cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil organizada, com intuito de discutir ações de médio e longo prazo para combater as mudanças climáticas.

O Maranhão apresentará na conferência projetos que estão em desenvolvimento para garantir a preservação ambiental, como o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), uma iniciativa do Governo do Estado cofinanciada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com recursos de doação da República Federal da Alemanha. O projeto é executado por meio da SAF em parceria com a AGERP, SEMA, SEDIHPOP, ITERMA e IMESC.

O Pages tem atuação em 37 municípios, beneficiando diretamente 20.000 famílias, incluindo 05 territórios indígenas: TI Alto Turiaçu, Araribóia, Awa, Carú e Rio Pindaré e visa combater a degradação ambiental e as desigualdades socioeconômicas na região Amazônica do Maranhão.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou a importância de mostrar ao mundo os avanços que o Maranhão tem alcançado com o Pages, que irá beneficiar 20 mil famílias.

“A COP30 é uma oportunidade histórica para mostrar que a agricultura familiar é parte da solução para a crise climática. Com o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), estamos construindo caminhos que conciliam geração de renda, preservação da floresta e segurança alimentar. A participação na conferência reforça o compromisso da Secretaria com a agenda climática global e com a construção de políticas públicas que garantam um futuro mais verde, justo e sustentável para todos os povos da Amazônia e do Brasil,” disse o secretário Bira.

Na Conferência, a SAF irá apresentar na próxima sexta-feira (14), às 12h45, no auditório CAL na Zona Verde, um painel sobre “Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES): Fortalecendo a agricultura familiar e os povos tradicionais do Maranhão”, que contará como painelistas o governador Carlos Brandão, o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a coordenadora geral do Pages, Mariana Nóbrega, além de representantes da Seplan, FIDA e PNUD.

O painel mostrará os avanços do Pages com a implantação dos Planos de Gestão Integrada e Sustentável (PGIS), onde foram registrados avanços significativos tanto nos PGIS Comunitários Piloto quanto nos PGIS Escolares. O PGIS Escolar, por exemplo, beneficia 515 famílias, com investimento de R$ 830 mil, enquanto o PGIS Comunitário Piloto alcança 176 famílias, com investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

“O Maranhão chega à COP-30 com o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela SAF com financiamento do FIDA, que une combate à fome e à devastação ambiental. O projeto fortalece povos indígenas, comunidades tradicionais, mulheres e jovens rurais, promovendo gestão sustentável, recuperação ambiental e produção de alimentos saudáveis na Amazônia maranhense. O PAGES mostra que é possível desenvolver sem destruir, cuidando da floresta, das águas e das pessoas”, afirmou a coordenadora geral do Pages, Mariana Nóbrega.